Informações(011)2176.7700
Tempo de atendimento Pronto-Socorro
20min
Resultado de Exames Pré-agendamento de consultas e exames
https://www.hsi.org.br/dicas-de-saude/especial-inverno/

ESPECIAL INVERNO

Doenças Respiratórias

 

Palavra de Especialista por Dr. Sílvio Luis Cardenuto, médico pneumologista do Hospital Santa Isabel

Quais são as doenças respiratórias mais comuns no inverno?

As doenças respiratórias mais comuns no inverno são as gripes, resfriados, bronquite, asma, pneumonia, podendo ser tanto quadros virais, bacterianos ou alérgicos. As sinusites, amigdalites e rinites também aparecem com bastante frequência.

Por que elas são tão frequentes?

Em cidades como São Paulo, essas doenças acabam sendo mais frequentes porque a combinação do ar frio, seco e poluído, que geralmente acontece no final do outono e início do inverno, é muito ruim para as vias respiratórias. Além disso, no inverno, as pessoas ficam em ambientes mais fechados, o que acaba aumentando a circulação de vírus no ar. O clima frio favorece a proliferação de vírus e bactérias.

Como evitar essas doenças respiratórias?

A melhor maneira de evitar essas doenças é manter uma boa hidratação, lavar bem as mãos, manter as narinas desobstruídas através da lavagem com soro fisiológico e, em especial para as pessoas que tem doenças respiratórias prévias, fazer a prevenção cumprindo o calendário de vacinação contra gripes.

O paciente pode se auto medicar?

O paciente nunca deve se auto medicar. Ele deve sempre procurar orientação médica em qualquer situação, em especial quando há suspeita de um quadro respiratório um pouco mais grave, quando começa a apresentar falta de ar e febre, e precisa ser medicado adequadamente.

Hospital Santa Isabel

Rua Dona Veridiana, 311 - Higienópolis - São Paulo/SP

(11) 2176.7700

Centro Médico e de Medicina Diagnóstica

Rua Dona Veridiana, 311 - Higienópolis - São Paulo/SP

(11) 2176.7135