Informações(011)2176.7700
Tempo de atendimento Pronto-Socorro
18min
Resultado de Exames Pré-agendamento de consultas e exames
http://www.hsi.org.br/noticias-e-eventos/hospital-santa-isabel-conscientiza-pacientes-sobre-os-riscos-das-doencas-cardiovasculares-no-dia-mundial-do-coracao/

Hospital Santa Isabel conscientiza pacientes sobre os riscos das doenças cardiovasculares no Dia Mundial do Coração

O Hospital Santa Isabel firmou parceria com Santa Casa São Paulo e a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), com o objetivo de prevenir doenças cardiovasculares e apresentou uma série de palestras que ressaltaram a importância de manter uma vida saudável, evitando as doenças ligadas ao coração.

O hospital celebra o Dia Mundial do Coração, para conscientizar e orientar a população, considerando o relato do Ministério da Saúde de que a cada dois minutos uma pessoa morre em decorrência das complicações cardiovasculares, como Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC) e Infarto Agudo do Miocárdio (IAM).

O Diretor Presidente da Santa Casa, Carlos Augusto Meinberg realizou a abertura salientando a importância do evento. “É fundamental estarmos atentos à saúde da população e oferecer prevenção. A nova medicina que é preventiva está sendo realizada aqui na Santa Casa de São Paulo”.

Prevenção

O Dr. João Salles palestrou falou sobre o controle adequado dos níveis de glicose para evitar o aparecimento de eventos cardiovasculares. “Não podemos esquecer que um dos maiores fatores para o aumento do diabetes é a obesidade. Para que possamos prevenir o diabete, precisamos diminuir a circunferência abdominal, porque esse é o fator de risco que também leva as doenças cardiovasculares. Nós estamos vendo hoje as doenças cardiovasculares se manifestarem em pessoas, principalmente mulheres, com obesidade e diabetes. Somos o quinto país no mundo com obesidade, por isso essa campanha é importante”, alertou o endocrinologista.

“Ser sedentário e ter uma alimentação rica em gordura gera doenças cardiovasculares, para prevenir é preciso optar por uma vida mais saudável. Cuidar da saúde para que possamos ter um envelhecimento com qualidade”, disse o cardiologista e idealizador do evento Dr. Ronaldo Fernandes Rosa.

O cardiologista concluiu o ciclo de palestras parabenizando as instituições envolvidas pelo cuidado com os pacientes e o zelo na formação de novos profissionais. “Nosso maior objetivo é alcançar o paciente prestando assistência e incorporando tecnologia”, encerrou o Dr. Ronaldo.

Atividade física e alimentação saudável

Dr. Paulo Kertzman, da equipe de Medicina Esportiva comentou que os exercícios físicos são fundamentais para evitar as doenças do coração: “Talvez a gente pense muito na doença e esqueça o principal fator de prevenção que é através do exercício físico. Então se você se exercitar, vai diminuir todos os problemas de saúde, e gastar menos com medicamentos”.

Durante a explicação sobre “Dieta saudável para o coração”, a nutricionista Ana Maria Lottenberg deu dicas de alimentos que ajudam na diminuição da pressão arterial, glicemia e colesterol. “Vegetais, nozes, grãos integrais, todos os produtos lácteos em sua forma desnatada se associam ao menor ganho de peso corporal e consequentemente de gordura, mas por outro lado temos os que fazem parte do aumento do peso corporal, como as bebidas adoçadas, as bebidas alcoólicas, os fast food e industrializados, ricos em gorduras trans e saturadas. O descuido com tudo aquilo que comemos pode causar o aumento dos riscos cardiovasculares”, afirmou a nutricionista.

Atendimento ao público
Mais de 100 pessoas foram atendidas pelos médicos, estudantes de medicina e de enfermagem da FCMSCSP que realizaram a aferição da pressão arterial, medição da glicemia, colesterol e exame de bioimpedância gratuitamente. Lindomar Rodrigues da Cruz viu a campanha nas redes sociais e veio para receber orientação médica. “É muito complicado nessa correria do dia a dia ir ao médico, então essa campanha é muito boa. Eu vim porque uma vez eu tive colesterol alto e quis aproveitar a oportunidade para ver se tenho mais alguma coisa. Vi a campanha, porque alguém compartilhou e eu compartilhei também”, relatou a paciente.

Pacientes e médicos puderam interagir no encerramento do evento que aconteceu no final da manhã, com conversa aberta para esclarecimentos de dúvidas.

 

 

 

Hospital Santa Isabel

Rua Dona Veridiana, 311 - Higienópolis - São Paulo/SP

(11) 2176.7700

Centro Médico e de Medicina Diagnóstica

Rua Dona Veridiana, 311 - Higienópolis - São Paulo/SP

(11) 2176.7135