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Hospital Santa Isabel aborda a importância de levar qualidade, eficiência e entrega de valores

Na manhã do dia 10, o hospital deu início à participação nas atividades da I Jornada Corporativa de Qualidade.

Na mesa de abertura, o Diretor Presidente Carlos Augusto Meinberg falou sobre as Metas de Segurança do Paciente para a instituição.

Compondo a mesa estavam a Dra. Dulce Cardenuto, Diretora de Operações em Saúde, Dr. Tércio de Campos, Diretor Técnico, Francisco Augusto Prata Ramos, Diretor Geral e Isis Querino, Gerente Corporativa de Qualidade.

O tema deste ano é “Qualidade, eficiência e entrega de valor”. O objetivo é apresentar a Qualidade como atividade estratégica em que a eficiência é estabelecida como diretriz, acrescida à entrega de valor que é a percepção do paciente sobre cuidado prestado.

Na ocasião, também recebemos a Paola Andreoli, Gerente de Qualidade e Desfecho do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, que ministrou a palestra “Cultura de Segurança”, trazendo aspectos da curva de aprendizado em relação à segurança, o desenvolvimento das organizações ao longo do tempo e o papel fundamental das lideranças para que a cultura de segurança possa se fortalecer.

No dia 11 tivemos a presença da Nancy Yamauchi, Gerente Executiva de Enfermagem da Beneficência Portuguesa (BP), que palestrou sobre a Experiência do Paciente, abordando temas como qualidade percebida, como podemos aprimorar; os fatores que mais contribuem para uma experiência positiva nas organizações; como mensurar a experiência do paciente por meio do conceito de Net Promoter Score (NPS) e o quanto o relacionamento entre os colaboradores e pacientes contribuem para o sucesso deste trabalho.

Na tarde do dia 12, a palestrante Claudia Laselva do Hospital Israelita Albert Einstein, falou sobre ‘Fluxo do Paciente e Eficiência Operacional’, discorrendo sobre como o desenho de processos e melhorias nos fluxos podem contribuir com a melhor eficiência operacional e giro de leitos, apresentando o êxito e a experiência do hospital nos últimos anos. Na data, a Jornada também contou com a explanação do Dr. Paulo Azevedo, coordenador médico do nosso pronto-socorro, que apresentou a experiência da implantação da metodologia Lean na instituição e discorreu sobre a melhoria do fluxo do paciente no PS do Hospital Central, após a implantação da ferramenta.

Para fechar a semana de aprendizado, no dia 13, foi o palestrante Fabrízio Rosso da empresa Fator RH, falou sobre o papel da liderança para Qualidade e Segurança do Paciente, evidenciando as necessidades de desenvolvimento de líderes nas organizações de saúde e seu papel fundamental para à aderência das equipes aos processos.

Algumas atividades também foram aplicadas nas áreas assistenciais, por meio de dinâmicas lúdicas com uso de mímicas e jogos dos sete erros, trazendo também as equipes de apoio para a discussão, já que segurança do paciente deve ser uma prioridade de todos os profissionais, independentemente da área de trabalho. Também acrescentamos uma reflexão sobre os custos de eventos adversos, trazendo à tona questões como o dano ao paciente e também o desperdício de recursos.

A Jornada Corporativa de Qualidade 2018 teve como objetivo fomentar o tema Segurança do Paciente nas áreas assistenciais e também trazer experiências exitosas de hospitais e consultores externos.

 

 

 

 

 

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